quinta-feira, 11 de junho de 2009

Katsu-Don


Boas pessoal!
Hoje decidi falar de umas das minhas receitas favoritas japonesas (que eu conheço e sei fazer...) que no outro dia fiz para a xanitah! Esta receita é muito característica visto que já tive todo tipo de opiniões… desde é muito forte ou está bom ou então meter um jogador de rugby (bêbado) a vomitar! Ou mesmo converter um angolano à comida japonesa :P

Ora bem... esta receita é uma variante do gyu-don, a maior diferença é o bife ser panado! :D

Ingredientes
arroz japonês -> explicado no post do gyu-don
farinha
3 ovos
2 ou 3 bifes ou costeletas
panko (género de pão ralado mas com a dimensão do sal de cozinha)*
1 cebola
2 cs de sake ou vinho branco
1 cs de mirin*
2 a 3 cs de molho de soja
15g de açucar
sal e pimenta preta moída na hora
1 garrafa de óleo
há zona de comida internacional de um supermercado(jumbo sei que há)

Passos
1- fazer pequenos golpes nos bifes e temperar com sal e pimenta preta
2- Em 3 pratos adicionar a farinha, os 3 ovos batidos (guardar depois deste passo) e o panko. Cada um no seu prato.
3- Passar um bife pela farinha e envolver bem, de seguida nos ovos batidos e depois no panko (tem que ficar bem colado). Repetir com os outros bifes.
4- Numa frigideira funda adicionar o óleo. A medida do óleo vária consoante a altura dos bifes, o bife deve ficar submerso.
5- Com o óleo a ferver (uma técnica simples é atirar umas migalhas de panko para a frigideira e se reagir logo é sinal que está na altura adicionar os bifes!
6- quando os bifes estiverem bem dourados tirar e envolver em papel para eliminar algum do óleo e depois com uma faca afiada e pesada cortar às tiras verticais... cuidados para não deformar o panado!
7- Numa frigideira larga adicionar o sake, o mirin, o açucar, a cebola e o molho de soja e meter o lume no máximo até começar a ferver, baixar o lume para o mínimo, tapar e deixar cozinhar durante 5 minutos. Este conjunto de líquidos é o chamado molho teriyaki.
8- Adicionar as tiras dos panados (de preferência com o formato do panado) e com uma colher regar a parte de cima do panado com o molho. Tapar e deixar cozinhar durante 2minutos
9- adicionar os ovos batidos, a distribuição dos ovos deve ser uniforme para que toda a frigideira apanhe os ovos.
10- Tapar e deixar 1 minuto ao lume. Tirar do lume e deixar repousar durante 5 minutos sempre com tampa.


Para servir
Numa tigela adicionar uma camada de arroz e outra do prato preparado.


Hoje decidi não falar de bass... mas sim de gunter! Esse grande génio que fez grandes sons como tuttifrutti summer love! Que tiver ontem a ouvir as 6 da manha :D

E pronto como estamos nesta altura do ano…
Adélia Pedrosa - Lisboa Numa Cantiga

4 comentários:

  1. Este eu tinha mesmo que comentar..:)
    Vi-te a preparar o prato com um certo receio, então quando começaste a juntar molhos esquisitos e cebola (iargg) fiquei mesmo apreensiva, o que te safou logo foi ter começado a cheirar tão bem, que o meu estômago já roncava :P (ah..concordo com o fazeres esperar o pessoal té abrires o apetite de tal maneira que qualquer coisa marcha!), tinha tão bom aspecto, e soube-me tão bem, que ficaste mais que aprovado neste prato!!! É mesmo muito bom! Recomenda-se, e hei-de faze-lo cá em casa (tenho medo do resultado confesso:P).
    Tks pelo almoço, espero mais convites ;).

    ResponderEliminar
  2. Este prato não conheço...mas a forma de panar(a mesma de sempre) lembrou-me uns tais que comemos na passagem de ano...esses sim aparecem na memoria quando penso na comidinha do Tio!

    Aquela que comenta QUASE sempre*

    ResponderEliminar
  3. ohh boschi ancora con il cibo giapponese che Zio Freitas

    ResponderEliminar
  4. Io sono il manelito di roma! Sono capo di cucina, e mi ha stupito con il tuo dono per cucinare mio nipote, credo che lei dovrebbe enverdar questo settore, è l'invito a venire a roma cucinare per la maestà del papa!

    con la mia lunghezza

    manelito di roma

    ResponderEliminar